Cheerleading, Bateria e Atlética: Como alinhar a venda de produtos entre as 3 entidades?

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Estratégia e diálogo aberto são o caminho

Vender produtos personalizados é uma boa forma de arrecadar uma graninha e poder bancar os gastos com treinos, competições e eventos que uma atlética participa.

Além disso, ver todos trajados com o mesmo estilo e roupa gera aquela sensação boa de pertencimento e unificação entre os membros.

Mas e quando as três entidades de uma atlética querem — e precisam — lançar seu kit? Quem tem prioridade….?

Pontos de melhoria

Antes de partir para este *tópico sensível*, é preciso saber quais os erros mais comuns que os universitários cometem na hora de encomendar seus produtos.

Uma das primeiras dificuldades começa logo na criação dos modelos: os designs nem sempre são feitos por um especialista, cores muito vibrantes podem não sair como esperado, colocar estampa em mais de uma parte da roupa pode deformar o desenho… É a tal da “expectativa versus realidade”, rs.

Depois é a hora da cotação dos itens: algumas empresas — geralmente as nossas favoritas — não produzem todas as peças que a gente quer fazer… Aí os prazos de entrega não batem, alguns valores têm frete e outros não, dá vontade de mudar os produtos pensados para o kit, vira uma grande confusão!

No meio disso tudo existem problemas de comunicação interna: diferentes pessoas da mesma atlética solicitam o mesmo orçamento para o mesmo lugar. Aí não dá né, minha gente? Bora definir quem vai fazer cada atividade e, se for mais de um, dividir quem fica responsável pelo que.

Ideias para executar

No episódio #24 do Atleticast, a equipe da T&M Personalizados participou com a gente, trazendo dicas e conselhos valiosos para os universitários!

Eles falaram sobre programar as vendas com antecedência, além de levar em conta datas estratégicas de eventos, recepção semestral ou anual de calouros, dias de pagamento, etc. Nessa dinâmica, é possível até já ir pensando nos kits futuros, para não ser “mais do mesmo” a cada nova venda…

Uma tática que faz toda a diferença é realizar a pré-venda antes de encomendar os pedidos: comprar apenas o que já foi vendido evita estoque de produtos na sala da sua atlética e garante uma lucratividade precisa!

Outra dica de planejamento que também está ligada à questão financeira é saber escolher os produtos mais vantajosos, aqueles com baixo custo de produção e margem de lucro significativa. Afinal, sempre tem aquele item queridinho que agrada quem compra, mas não agrega no bolso de quem vende, rsrs

Além desses, a equipe da T&M trouxe muito mais conteúdo para quem quer aprender de vez a vender produtos sem dor de cabeça — vale a pena conferir!

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O combinado não sai caro!

Tá, vamos ao que interessa. Uma atlética que também tenha equipes de Bateria e Cheerleading não dá conta de suprir todos os gastos de cada uma dessas entidades, por isso elas costumam ter autonomia para se sustentar — e uma das formas é a venda de produtos.

Com isso, alguns problemas podem começar a surgir; considerando que a época de lançamento e até mesmo os itens selecionados podem acabar sendo iguais… E agora?

Para alguns, resolver isso é fácil: basta estabelecer peças específicas para somente uma das entidades poder vender. Camisetas jersey, colete e saias são marcas registradas de algumas equipes e faz sentido existir essa associação exclusiva.

Tem aqueles que gostam de conversar antes de agendar as datas de lançamento e definir os prazos para compra, com a intenção de não atrapalhar nas vendas, engajamento e marketing um do outro… Sem falar que alguns kits podem até mesmo ser “temáticos” para algum evento ou campeonato, o que ajuda a diferenciar ainda mais os produtos!

Outra opção assertiva é brincar com a paleta de cores da identidade visual para que cada entidade não lance peças muito semelhantes. Assim fica justo para quem for comprar escolher o que mais lhe agrada com toda a variedade de produtos disponível, por exemplo.

Em meio a esse debate, uma coisa é fato: não existe hierarquia na hora de vender produtos para os calouros, todos tem o seu espaço e sua vez. É mais valioso uma parceria na mão, do que desentendimento e rivalidade voando…

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O ATLETICAST é o podcast com a conversa mais insana que você vai ouvir — igual àquelas fofocas nos jogos e no pós rolê, um bate papo entre amigos.

Nascemos da necessidade de mostrar pro mundo o trampo que é ser universitário e relatar as mais diversas experiências que vivemos durante a faculdade, de forma leve e descontraída.

O que faz nosso coração acelerar é a vontade de levar entretenimento e informação para os mais de 15 MILHÕES de estudantes do Brasil, fazendo uma imersão no mundo universitário e gerando muito network entre a gente! Gosta desse tipo de assunto? Acesse nossos episódios!


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Bruna Castro

Jornalista do Atleticast


Escritora

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